clinica-medica

O que é Clínica Médica? O que faz o Clínico?

A Clínica Médica é a Medicina em sua essência. O clínico é habilitado a tratar doenças de alta prevalência e gerenciar o atendimento multiprofissional em situações em que se faz necessário o atendimento especializado. Com o Clínico tem-se um atendimento global e não segmentarizado, com uso racional de exames laboratoriais e por imagem e ênfase no modelo médico tradicional de investigação diagnóstica e terapêutica. Acreditamos na Medicina clássica, que privilegia uso racional de exames e de medicamentos, priorizando estratégias de promoção a saúde e não apenas os remédios.
Devido à organização da saúde brasileira fica a impressão de que o clínico é apenas o médico de entrada no sistema de saúde, com baixa capacitação para tratamento de doenças complexas. Isto não poderia estar mais longe da verdade. A boa formação clínica é o diferencial dos bons médicos, independentemente da especialidade!

Internação hospitalar

Em sua atuação dentro dos hospitais, em uma área de atuação denominada Medicina Interna, o Clínico diagnostica e trata patologias urgentes, inclusive de alta complexidade ou que demandem cuidados intensivos. Todos os membros da equipe têm vivência atual e experiência prévia no tratamento de pacientes críticos e complexos. Temos por princípio o seguimento pelo mesmo médico durante a internação, o que facilita a comunicação com pacientes e familiares, que sabem quem é o médico responsável e como contatá-lo.

Desde maio de 2012 a Chocair atua no cuidado dos pacientes do serviço de Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com atendimento de aproximadamente 1200 pacientes por ano. Semanalmente os casos clínicos, alguns descritos neste sítio, são discutidos por toda a equipe.

As internações hospitalares transcorrem de forma muito menos traumática e com menor possibilidade de erros quando o médico já conhece previamente o paciente. Para tanto, fazemos o seguimento de todos os pacientes acompanhados em consultório, preferencialmente no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Urgências

Em situações que requeiram atendimento médico com mais pressa oferecemos atendimento com agendamento prévio em consultório para o mesmo dia ou em no máximo 48 horas. Pacientes em seguimento prévio em consultório serão vistos por seu médico assistente ou por membro da equipe caso procurem o Pronto Atendimento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (entre 7h00 e 21h00).

Consultório

Todos nós deveríamos ter um médico de confiança, que conheça a nossa vida e o nosso histórico, não apenas as nossas doenças e medicações. Ter um médico de confiança é escolher não passar nervoso e medo nas situações de dificuldade. O clínico cuida da sua saúde nas horas difíceis e é alguém com quem o paciente pode contar nos momentos de angústia e medo. Você poupa horas em filas de prontos-socorros, centenas de reais em medicamentos desnecessários e nunca mais vai precisar realizar investigações e tratamento redundantes ou ineficientes. Lembre-se, o médico tem que começar seu raciocínio profissional do zero quando não lhe conhece.

O acompanhamento médico em consultório é a forma mais eficiente de promover saúde, prevenir doenças, diagnosticá-las precocemente e evitar complicações de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, calculose renal ou doença renal crônica, por exemplo.

Na grande maioria dos casos poucas consultas anuais, quando não apenas uma, são suficientes para organizar a assistência médica, evitando excesso de exames, uso desnecessário de medicações e até internações.

Avaliação pré-operatória

Antes de realizar um procedimento cirúrgico é fundamental saber se a saúde está em dia!

Se é verdade que toda cirurgia tem seus riscos, também é verdade que esse risco pode ser minimizado pela boa prática médica. A avaliação clínica pré-operatória contempla aspectos práticos de avaliação cardiológica, pulmonar e da saúde global. Ao final da avaliação teremos uma estimativa do risco da cirurgia e serão dadas as orientações necessárias para minimizá-lo, inclusive no manejo de medicações de uso crônico. Para tanto utilizamos ferramentas e protocolos consagrados internacionalmente, sempre com rigor científico e dentro da boa prática médica.

Colocamo-nos à sua disposição para acompanhar a internação cirúrgica, auxiliando o cirurgião a obter o melhor resultado possível.

Clique nos links abaixo para obter informações sobre os tratamentos disponíveis:

Fale conosco contato